USB PD: novo padrão pode recarregar notebook
A boa notícia é que a adoção futura do novo padrão pode até eliminar a necessidade de um bloco transformador para cada equipamento por meio de hubs USB-PD. Na prática, teremos menos fontes dedicadas para cada equipamento, menos cabos pendurados na mesa e, por consequência, menos lixo eletrônico gerado. O exemplo abaixo mostra um monitor ligado à tomada com sua fonte nativa e atuando como hub USB-PD para um HD externo e um notebook:
Essa nova especificação determina que o USB-PD será retro-compatível com os padrões USB 2.0 e 3.0 — incluindo as especificações USB Battery Charging 1.2 e USB-bus powered (que permitem, por exemplo, recarregar um smartphone com o notebook desligado) — e possui algumas características bem interessantes, como permitir a auto-negociação da voltagem/corrente entre dois dispositivos USB, além de definir automaticamente quem irá transmitir e receber a energia cujos padrões são pré-definidos pela nova especificação (embaixo).
Note que além dos tradicionais 5 volts, o USB-PD também será capaz de fornecer outras voltagens como 12 volts e 20 volts até 5 ampéres, com o limte máximo de 100W para um conector padrão: O grupo alerta que os atuais cabos USB são capazes de suportar até 7,5 watts de potência de modo que novos tipos de cabos USB deverão ser criados atender os novos limites máximos do USB-PD, que estão de acordo com as normas internacionais de segurança. Informações detalhadas sobre essa novo padrão — incluindo especificações técnicas, diagramas de funcionamento e desenho dos novos conectores podem ser encontrados aqui e aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.